quarta-feira, 17 de março de 2010

História da Astronomia

Era uma vez, um grupo de pessoas da Pré-História que começaram a fazer observações astronómicas, foram os primeiros cientistas.
Aristóteles, que foi o grande criador da teoria Geocêntrico e um grande e importante filósofo grego.
Aristarco, que criou o primeiro modelo Héliocêntrico.
Ptolomeu, afirmou a teoria de Aristóteles era a correcta e deu a conhecer o movimento de órbita. Eratóstenes, do séc. II-III a.C., fez muitos cálculos e descobriu o perímetro exacto da Terra.
Nicolau Copérnico, foi um frade,(séc. XV-XVI)que confirmou o modelo Héliocêntrico de Aristarco, e que publicou o movimento de rotação e o movimento de translação em relação ao Sol.
Galileu Galilei- (séc. XVI-XVII) construiu o primeiro telescópio (luneta), observou as fases da Lua e de Vénus e concluiu que o Sol era o centro do Sistema Solar.
Johannes Keppler-(séc. XVI) foi o descobridor das órbitas que eram elípticas, provando as diferenças de brilho dos planetas.
Isaac Newton- (séc. XVII-XVIII) descobriu a força gravitical, que impedia que os planetas caíssem e os objectos que não estivessem solidamente fixos à Terra fossem para o Espaço.
Também descobriu as velocidades dos planetas que giravam em torno do Sol, os mais perto eram os mais rápidos e os mais afastados eram os mais lentos.
Einstein- (séc. XX)Através da teoria da relatividade apoiou as outras teorias Héliocêntricas.
Exploração espacial- (séc. XXI) Permitiu até aos dias de hoje a informação sobre o universo, actualizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário